sábado, 27 de março de 2010

Afro - Parte III

Postado por Lucy às 09:57

Domando os crespos

Toda mulher, por mais ocupada que seja, sempre encontra um horário na agenda para cuidar das madeixas.

Aquelas que tem cabelos crespos, com certeza, enfrentam mais dificuldades para manter os fios controlados, bonitos e hidratados.
Chamados cabelos étnicos, os crespos, enrolados e cacheados, quando comparados aos lisos, possuem uma visível diferença na forma anelada.

Além disso, a estrutura também é diferente, pois os fios contêm uma menor quantidade de água e o formato dificulta a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas, tornando-os mais secos e muitas vezes quebradiços.

A estrutura capilar do DNA dos fios étnicos é diferente. O bulbo capilar já apresenta diferenciações que não ocorrem nos cabelos lisos, o que faz com que o cabelo étnico já nasça mais sensibilizado.

Por causa disso, o tratamento com esse tipo de cabelo requer cuidados especiais.
Se não forem bem cuidados, fica com aspecto bastante ressecado, fato que leva tantas mulheres a recorrerem aos alisamentos.
Para quem deseja manter os cabelos naturais, bonitos, macios e saudáveis, a melhor opção é a hidratação, que deve ser aplicada de 15 a 30 dias, com produtos específicos para recuperar a estrutura e amaciar os fios.

Antes de pensar em aplicar qualquer química, os cabelos precisam ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos um mês antes.
Especialmente por serem mais frágeis, é preciso mais cautela com as químicas nos cabelos étnicos, pois nem sempre a estrutura do fio aguenta, ocasionando quebra ou queda.
Em casa, pode-se hidratar os cachos com cremes e máscaras.
O cabelo estilo carapinha (black power) é mais delicado, quebra com facilidade quando exposto a químicas, por isso é necessário uma hidratação mensal num profissional.

Pode-se abusar de muitos produtos finalizadores à base de óleos minerais, gotas de silicone e pomadas.
Os tipos de cabelos ziguezague também podem utilizar os mesmos produtos que usados pelos cabelos carapinhas.
Os fios molinhas, o clássico cacheado, costumam ser mais ressecados, porque os fios são mais grossos. O ideal é fazer uma hidratação semanal caseira à base de manteiga de karité; abacate, silicone, usar sempre cremes de pentear que reduzem o volume, pode também usar leave-in (sem enxague) em spray.

Fonte: Jornal CP

Related Posts with Thumbnails

1 comentários:

Elaine Carlini on 29 de março de 2010 às 11:05 disse...

Lucy. Muito legal esta matéria. Tentei postar um comentário no blog tecer mas nã consegui. Gostei muiot do casaquino em crochê. Bjso Elaine Carlini

 

Mulher super pratica Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare